Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brasil

Baden Powell - O Fundador do Escotismo

item251

Robert Stephenson Smyth Baden Powell nasceu em Londres, a 22 de Fevereiro de 1857.

Durante a sua vida ele escreveu vários livros e uma autobiografia. Além de ser escoteiro foi também militar e tinha um grande dom para a arte de representar e para o desenho.

Baden Powell foi oficial do exército Britânico. Viveu em vários países tais como : Afeganistão, Egipto, índia e África do Sul.

Teve grande êxito quando lutou nas guerras de bôres, na África do Sul, onde tomou aparte da cidade de Mafeking, cuja guarnição comandou.

Quando voltou a Inglaterra, Baden Powell foi recebido como um herói. As suas experiências na cidade de Mafeking, deram-no oportunidade que realizasse atividades com jovens, que mais tarde resultaria no escotismo.

Baden Powell achava que tinha capacidades para a vida militar, pois adorava fazer desporto, o desejo de vencer a suas dificuldades, por apreciar a vida ao ar livre e o companheirismo vivido na tropa.

Quando completou os 53 anos, alcançou o posto de general e assim acabou o fim da sua carreira militar. Reformou-se em 1910 ( um conselho do rei ), para dedicar-se exclusivamente ao escotismo. Foi também desenhador, e os seus desenhos retratavam os vários momentos que viveu ao longo da sua vida.

Seu primeiro livro, Aids to Escouting, não tinha pretensões de criar um movimento educacional independente, destinava-se a desenvolver a observação e educação do grupo de scouts (batedores) do exército. Sua utilização generalizada por escolas e grupos de jovens forçou-o a organizar o movimento educativo, cujo nome foi tirado de um grupo que existia no exército. Isso em 1908.


ÚLTIMA MENSAGEM DE BADEN POWELL

Caros Escoteiros.

Se vocês já assistiram à peça "Peter Pan", lembrar-se-ão que o Chefe dos piratas estava sempre fazendo o seu discurso de despedida, temendo que, ao chegar a hora de morrer, não tivesse tempo, talvez, de pronunciá-lo.

Passa-se o mesmo comigo e, assim, e embora não esteja morrendo neste momento, isto irá acontecer qualquer dia destes, e desejo mandar a vocês uma última palavra de adeus.

Lembrem-se: esta é a última coisa que vocês ouvirão de mim, portanto, meditem sobre ela.

Tenho levado uma vida cheia de felicidades e desejo que cada um de vocês tenha também uma vida igualmente feliz.

Creio que Deus nos colocou neste delicioso mundo para sermos felizes e saborearmos a vida.

A felicidade não vem da riqueza, nem do sucesso profissional, nem do comodismo da vida regalada e da satisfação dos próprios apetites.

Um passo para a felicidade é, enquanto jovem, tornar-se forte e saudável, para poder ser útil e gozar a vida quando adulto.


Mais informações clique aqui: http://escoteiros.org.br/escotismo/baden-powell.php

Grupo Escoteiro Moacara

Rua Ludovico Cavinato, Parque da Festa da Uva
Bairro Santa Catarina - CEP 95032-620
Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
(54) 3207-1051