Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brasil

Ilha de Browsea - Onde tudo começou

item30A1

No dia 1º de Agosto de 1907, na Ilha de Brownsea, Inglaterra, Robert Baden-Powell iniciava um acampamento de oito dias, reunindo 21 jovens, com o objetivo de colocar em prática suas idéias de utilizar atividades ao ar livre para contribuir na educação dos jovens.

Antes de publicar sua teoria, denominada por ele de “Método Escoteiro”, Robert Baden-Powell reuniu muitas idéias, anotou suas experiências de vida, estudou os modernos conceitos e propostas de novos educadores, e planejou seu evento experimental. Ele dividiu os jovens em equipes e oferecendo-lhes um conjunto de atividades diferentes e atraentes, acompanhou atentamente a forma como os jovens interagiam, dividiam tarefas e se empenhavam em superar desafios.

“...Me proponho realizar um Acampamento com 18 meninos selecionados, para que aprendam Escotismo durante uma semana, nas próximas férias de agosto. O acampamento, graças a autorização de C. Van Raalte, será realizado na Ilha de Brownsea. A alimentação, a preparação dos alimentos, os aspectos sanitários, etc., serão cuidadosamente supervisionados. Se vocês autorizarem seu filho a participar deste Acampamento, sob estas condições, lhes pediria a gentileza de avisarem-me e eu enviarei detalhes sobre os trens a tomar....” - Robert Stephenson Smyth

No dia 9 de agosto o teste estava terminado. À medida em que os rapazes partiam deixavam registrado o entusiasmo com o que puderam experimentar. O acampamento foi um sucesso, e Baden-Powell comprovara a eficiência do “sistema de patrulhas” e a atração que os acampamentos e as atividades ao ar livre exerciam sobre os jovens de todas as classes sociais. Comprovou, também, que os jogos e o“aprender fazendo” eram excelentes formas para ensinar técnicas, e que os jovens respondiam fazendo o seu melhor possível quando se depositava confiança neles.

Após o primeiro acampamento, Baden-Powell realizou dezenas de palestras sobre sua proposta educativa e, finalmente, em 15 de janeiro de 1908, lançou um primeiro fascículo, de um conjunto de seis, intitulado“Scouting for Boys” (Escotismo para Rapazes), que logo em seguida foi editado como um livro único. Rapidamente o Escotismo espalhou-se pela Inglaterra e, na seqüência, em vários países, fazendo com que o Fundador se sentisse na obrigação de instalar uma entidade para organizar o Movimento Escoteiro, e deixasse o serviço militar para dedicar-se integralmente ao Escotismo.

O Movimento Escoteiro desenvolveu-se rapidamente. Em 1908 já estava no Chile, e em 1910 chegava ao Brasil. Da concepção original, de algo para os rapazes ingleses, o Escotismo transformou-se em um eficiente sistema de educação não formal para jovens, homens e mulheres, na faixa etária dos 7 aos 21 anos, acompanhados por líderes adultos que se dedicam a lhes oferecer atividades que proporcionem experiências educativas, e que contribuirão para a formação integral de futuros cidadãos, responsáveis, participativos e úteis em suas comunidades.

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro, fundada pelo próprio Baden-Powell, reúne atualmente mais de 28 milhões de membros, em 216 países e territórios, constituindo-se na maior associação mundial de jovens, com relevante trabalho em busca da paz e da compreensão entre as pessoas, superando diferenças, distâncias e fronteiras.

item30B1

Grupo Escoteiro Moacara

Rua Ludovico Cavinato, Parque da Festa da Uva
Bairro Santa Catarina - CEP 95032-620
Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
(54) 3207-1051