Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brasil

Clã Pioneiro

HISTÓRIA DO CLÃ ARTHUR AD HOMINEM

Durante os anos de atividades do Grupo Escoteiro Moacara, sucederam-se três momentos em relação à seção pioneira. Em data desconhecida, surge o Clã Pioneiro do Grupo Escoteiro Moacara, batizado então de Clã ETANA.

Também em data desconhecida, este clã é extinto, provavelmente por falta de contingente de membros juvenis. Dentre os fatos mais importantes dentro deste clã pioneiro, ressalta-se o fato de no ano de 1987, a pioneira Márcia dos Santos alcançar a Insígnia de B.P, trazendo pela primeira vez esta condecoração para o G.E. Moacara.

Após certo tempo sem clã pioneiro no G.E. Moacara, e também pela falta deste ramo nos demais grupos escoteiros da cidade, cria-se um clã para todos os grupos, uma vez que nenhum grupo possui o número suficiente de membros para constituir um clã pioneiro. Para este, dá-se o nome de Clã Fraternidade.

Os encontros eram realizados cada sábado na sede de um dos grupos, e pela dificuldade desta prática, este clã também foi extinto.

Com membros saídos do ramo sênior devido à idade superior aos 18 anos, e com a vontade de permanecer no G.E. Moacara como membros Juvenis, surge o Clã ARTHUR AD HOMINEM, no ano de 2001, em funcionamento até hoje.


CLÃ ARTHUR AD HOMINEM

O atual clã pioneiro do Grupo Escoteiro Moacara foi fundado no ano de 2001.

O grito do clã foi concluído em 23/03/2002, num acampamento de grupo, quando constituíam o clã os pioneiros(as): Marina Susin, Susana Geraldo, Eduardo Guaragni, Henrique Rambor, Daniela Boeira e Sabriane De Antoni. O grito foi construído em conjunto por todos. Após, foi traduzido para o latim por um professor da Universidade de Caxias do Sul, por intermédio da mãe da pioneira Sabriane De Antoni.


GRITO DO CLÃ ARTHUR AD HOMINEM

Grito em latim:

Fideles escutari

sumus humanitati

Servientes

Lectiones

Arthuri sequentes

Grito traduzido:

Somos fiéis escudeiros

Servindo a humanidade

Seguindo o ensinamento de Arthur

Em busca da honra e verdade

Grupo Escoteiro Moacara

Rua Ludovico Cavinato, Parque da Festa da Uva
Bairro Santa Catarina - CEP 95032-620
Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
(54) 3207-1051