Caxias do Sul Rio Grande do Sul Brasil

Sinais Manuais

ATENÇÃO OU ALERTA:

Atenção

Utiliza-se quando se deseja obter a atenção ou o silencio da Tropa. Normalmente também é dito o comando "ALERTA", para reforçar a atenção. Portanto, sempre que este sinal for feito, procure ficar em silêncio e se necessário, peça aos seus companheiros para também atenderem ao sinal.

FILA INDIANA:

Fila indiana

Utiliza-se para formar uma única fila. Este sinal é utilizado pelo Monitor para formar a patrulha. Quando usado pelo Chefe, significa que toda a Tropa deve formar uma única fila.

DEBANDAR:

Debandar

Indica o encerramento da atividade que esta sendo realizada. Normalmente utilizado no final da reunião. São feitos três movimentos rápidos e seguros, dizendo-se então o lema, realizando uma vigorosa saudação.

CÍRCULO:

Círculo

É formado um circulo em torno do Chefe. Os monitores devem conduzir suas patrulhas, sempre no sentido anti-horário, por uma volta ou uma volta e meia em redor do Chefe, até alcançar o círculo desejado.

FIRME E DESCANSAR:

Firme e descansar

Logo após o sinal de ATENÇÃO, utiliza-se esse sinal manual para colocar a Tropa em uma posição adequada ao trabalho a ser executado. Seguindo o sinal você deve ficar firme ou descansar.

COLUNA FECHADA:

Coluna fechada

Sinal de formação utilizado em pequenos espaços. Apresenta características pouco desejáveis: o Chefe não pode ver toda a Seção e nem mesmo todos os monitores. Essa formação será usada quando a Tropa estiver em recintos fechados ou aberto com muito público, pois será útil para passar informações sem recorrer a voz muito alta.

FILA POR PATRULHA:

Fila por patrulha

É um dos sinais manuais mais utilizados. As patrulhas ficam formadas em filas à frente do Chefe, duas a sua esquerda e duas à sua direita, sendo que todas devem ficar a 3 passos de distância do Chefe.

EM LINHA OU COLUNA OMBRO A OMBRO

Em linha ou coluna ombro a ombro

Outra formação bastante utilizada. Como o próprio nome diz, os Escoteiros ficam formados um ao lado do outro.

FERRADURA

Ferradura

Formação bastante utilizada nas cerimônias (hasteamento, arriamento, promessa, entrega de distintivo, etc.). Facilita a Chefia observar toda a Tropa sem realizar qualquer deslocamento.


VOZES DE COMANDO - RAMO LOBINHO

LOBO

Utilizado para chamar a atenção de toda a seção. Orienta-se para quando ourvirem pararem, calarem-se e prestarem atenção ao comando ou orientação do Velho Lobo.

LOBO, LOBO, LOBO

Utilizado para reunir todos os lobos.

CÍRCULO DE CONSELHO

A Seção deve formar um círculo pequeno (ombro a ombro), estando ao centro o Velho Lobo.

CÍRCULO DE PARADA

A Seção forma um círculo grande (mãos dadas), estando ao centro o Velho Lobo.

CAÇA LIVRE

Utilizado ao final da reunião para dispensar os lobinhos. A Akelá diz "Caça Livre" e os lobinhos viram-se à direita e respondem "Melhor Possível".

BOA CAÇADA

Utilizado para dispersar os lobinhos durante a atividade.


SINAIS DE APITO

1 APITO

Corresponde a uma chamada de intendente.

2 APITOS

Trata-se de uma chamada de monitores.

3 APITOS

Trata-se de uma chamada geral. Todos devem procurar a sua patrulha imediatamente para se formarem diante do Escotista que apitou, obedecendo ao sinal manual.

4 APITOS SUCESSIVOS E 1 FINAL

Utilizado para avisar que a bandeira está sendo hasteada ou arreada.

Grupo Escoteiro Moacara

Rua Ludovico Cavinato, Parque da Festa da Uva
Bairro Santa Catarina - CEP 95032-620
Caxias do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil
(54) 3207-1051